FINAL NACIONAL F1 IN SCHOOLS 2015

O CITEVE, com o apoio da Câmara Municipal de VN de Famalicão e do Museu do Automóvel de Famalicão, promoveu a final nacional do programa “F1 in Schools – Fórmula 1 nas Escolas”, que decorreu nos dias 29 e 30 Junho de 2015, no Museu do automóvel, em Vila Nova de Famalicão.

O F1 in Schools é um desafio multidisciplinar, no qual estudantes com idade entre 9 e 19 anos correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar. O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

Os novos campeões nacionais são os “F1 SPEED FORCE” da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Este é o segundo titulo Nacional em três anos conquistado por alunos desta escola depois dos Falcon team em 2013.

Em 2º Lugar ficaram os “MUSTANGS” da Cooperativa de Ensino Didáxis de Riba de Ave em 3º Lugar os “AXLR8” do Colégio CLIP do Porto.
As três garantiram a possibilidade de presença na Final Mundial no próximo mês de Setembro.

Os 4 alunos vão agora representar portugal na final mundial desta competição, que desta vez se realizará em Singapura. Este evento anual, coincide com o Grande Prémio de F1 2015 de Singapura, será uma experiência de mudança de vida para todos os alunos e, para muitos, será a sua primeira viagem ao exterior.

O F1 in Schools é a maior e a mais bem-sucedida iniciativa educacional do mundo.

Com cerca de 40 países envolvidos e a trabalhar no programa, desde o Quénia ao Kuwait, Cazaquistão e Vietnam, entre muitos outros. O poder da Fórmula 1 e do desafio na construção, design, testes e competir com um carro de F1 em miniatura, atingiu mais de 20 milhões de alunos, com mais de 1 milhão de alunos inseridos no projeto em cada ano, envolvendo mais de 20.000 escolas.

Esta atividade insere-se no projeto Pense Indústria Nova Geração e tem como objetivo conseguir envolver 35 000 jovens até Junho de 2015. Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o Pense Indústria Nova Geração tem como parceiros o CITEVE, o CENTIMFE, CATIM, CTIC, CTCV, CTCP e CEVALOR.

Recorde-se que este projeto visa transmitir aos jovens dos ensinos básicos e secundário uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através duma abordagem criativa que trata os temas relacionados com a indústria e com as profissões a ela ligadas de forma inovadora.

Lista de Prémios