Final Nacional F1 in Schools CITEVE 2014

 

O CITEVE, com o apoio da Câmara Municipal de VN de Famalicão e do Museu do Automóvel de Famalicão, promoveu a final nacional do programa “F1 in Schools – Fórmula 1 nas Escolas”, que decorreu nos dias 10 e 11 Julho de 2014, no Museu do automóvel, em Vila Nova de Famalicão.

O F1 in Schools é um desafio multidisciplinar, no qual estudantes com idade entre 9 e 19 anos correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar. O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

Os novos campeões nacionais são os “RACING ART” da Escola Secundária de Fafe. Pedro Loureiro, Rui Coelho, Duarte Baptista, Olivério Sousa e João Peixoto do 12º ano de escolaridade concluem assim um processo de 3 anos onde já tinham conquistado o Bi-campeonato Regional (2013 e 2014).

A vitória veio reconhecer o empenho e a paixão que todos dedicámos a este enorme desafio. Estamos muito felizes e agora o nosso sonho é ganhar a final mundial”, disse Pedro Loureiro à Jornalista Raquel Barbosa.

Em 2º Lugar ficaram os “SPECTRUM” da Escola Secundária Alves Martins e em 3º Lugar os “F1 Speed Force” da Escola Profissional de Cantanhede.

Os 5 alunos vão agora representar portugal na final mundial desta competição, que desta vez se realizará em Abu Dhabi nos Emirado árabes Unidos. Este evento anual, coincide com o Grande Prémio de F1 2014 de Abu Dhabi, será uma experiência de mudança de vida para todos os alunos e, para muitos, será a sua primeira viagem ao exterior.

O F1 in Schools é a maior e a mais bem-sucedida iniciativa educacional do mundo.

Com cerca de 40 países envolvidos e a trabalhar no programa, desde o Quénia ao Kuwait, Cazaquistão e Vietnam, entre muitos outros. O poder da Fórmula 1 e do desafio na construção, design, testes e competir com um carro de F1 em miniatura, atingiu mais de 20 milhões de alunos, com mais de 1 milhão de alunos inseridos no projeto em cada ano, envolvendo mais de 20.000 escolas.

Esta atividade insere-se no projeto Pense Indústria Nova Geração e tem como objetivo conseguir envolver 35 000 jovens até Junho de 2015. Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o Pense Indústria Nova Geração tem como parceiros o CITEVE, o CENTIMFE, CATIM, CTIC, CTCV, CTCP e CEVALOR.

Recorde-se que este projeto visa transmitir aos jovens dos ensinos básicos e secundário uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através duma abordagem criativa que trata os temas relacionados com a indústria e com as profissões a ela ligadas de forma inovadora.

 

Print