F1 in Schools

O “F1 in Schools” ou “F1 nas Escolas” é um desafio multidisciplinar, no qual os jovens empregam software CAD/CAM para colaborarem, conceberem, analisarem, construírem, testarem e, posteriormente, correrem com miniaturas de automóveis da F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

As equipas devem recolher patrocínios e gerir orçamentos para subsidiar a sua pesquisa.

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

Trabalhando em equipas de 3 a 6, cada estudante terá papéis atribuídos. A equipa prepara um plano de negócio, desenvolve um orçamento e angaria patrocínios. É incutido às equipas a colaboração com a indústria e a constituição de parcerias com empresas. As equipas são avaliadas em função da velocidade do automóvel, bem como pela apresentação de provas da conceção, apresentação oral e banca de exibição publicitária nas “boxes”.

As equipas competem aos níveis regional, nacional e mundial pelo troféu Bernie Ecclestone do Campeonato Mundial da F1 nas Escolas. Este prémio internacional resulta numa bolsa de estudo (Licenciatura + Mestrado) em Engenharia Automóvel.

Esta dinâmica tem a capacidade de alterar a orientação vocacional dos alunos e direcionar o seu percurso para as engenharias. Isto acontece porque os alunos desenvolvem um protótipo funcional que testam e alteram consoante as suas decisões.

Nas últimas edições têm sido avassaladoras a participação e a manifestação de interesse dos jovens nesta iniciativa, tornando-se o se não o principal, um dos principais veículos do conceito “Pense Indústria”.

Faz já a inscrição da tua equipa! Mais informações no website oficial.

Site Oficial - Clique aqui