Sessões de Sensibilização

O Pense Indústria Nova Geração é uma forma de incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo através das mais diversas técnicas, nas quais está sempre presente o conceito de “mostrar como se faz” para depois se poder “fazer”.
Esta atividade tem como principal objetivo fomentar nos jovens, do 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário o gosto pela Indústria. A interação com os jovens é feita através de sessões de sensibilização onde eles podem experimentar algumas tecnologias e falar sobre a atividade industrial, as profissões técnicas e as tecnologias inerentes.
A sessão decorre explorando uma variedade de temas sobre a Indústria como: Higiene e Segurança no Trabalho, Robótica, Ambiente e Energia, Modelação 3D, Empreendedorismo, Tecnologias Inovadoras aplicadas em Portugal e algumas mais.
Para algumas destas tecnologias são levados equipamentos para os alunos experimentarem tais como: uma máquina de moldar por pressão ou uma experiência com células de energia ou até um Robô Lego MindStorm programado por alunos.
A participação no projeto é completamente gratuita.

As sessões nos centros tecnológicos permitem o contacto com a realidade industrial recorrendo a conteúdos inovadores e estratégicos para despertar o interesse dos jovens pela indústria.
São abordados temas como Robótica, Modelação 3D, prototipagem, Nanotecnologia, Energias Renováveis e Higiene e Segurança entre outros.
O projeto valoriza as componentes de demonstração de processos e tecnologias industriais em laboratório, complementadas com situações de contacto direto com a organização do trabalho e as atividades produtivas.
A realização das sessões nos centros tecnológicos permitem aos alunos observar e experimentar algumas dessas atividades. É também dado o apoio aos concursos “Isto é uma Ideia” e F1 in Schools.

Nas sessões nas escolas, os monitores “Pense Indústria” abordam as mesmas temáticas abordadas nos centros contudo conseguem chegar a alunos que pela distância não se conseguem deslocar aos centros tecnológicos.
A maior fatia de alunos do projeto vem desta vertente visto que as escolas mais afastadas em termos geográficos aproveitam a oportunidade de levar o projeto para a comunidade escolar.
O “Isto é uma Ideia” e o F1 in Schools desempenham aqui um papel fundamental na ligação dos alunos ao projeto porque permite a sensibilização contínua com apoio à distância.

Inscrição